IPTU 2014 terá reajuste de 5,91%

  • Gabriela Garcia
  • 11/01/2014
  • 00:00

Índice do IPCA, que mede a inflação, foi divulgado ontem pelo IBGE

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Limeira terá reajuste de 5,91% este ano - este foi o índice do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2013 divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA mede a inflação no país e o reajuste do IPTU segue este índice - a Prefeitura de Limeira não se pronunciou oficialmente sobre o reajuste.
O aumento do IPTU não deve ser maior, já que a revisão da planta genérica em Limeira valerá somente para o tributo cobrado em 2015. Como mostrou o Jornal de Limeira em dezembro, o prefeito Paulo Hadich (PSB) informou que o projeto de lei que prevê a revisão da planta será enviado ainda no primeiro semestre deste ano à Câmara para votação. Segundo Hadich, não houve tempo hábil para que a discussão sobre o assunto fosse finalizada e o projeto fosse enviado ainda em 2013 ao Legislativo.
O Jornal de Limeira solicitou entrevista com o Departamento Tributário a fim de obter informações sobre o envio de carnês e o pagamento à vista do tributo com desconto. A Secretaria de Comunicações informou, no começo da noite de ontem, que o diretor do departamento estava ocupado, fazendo cálculos, e não poderia conceder entrevista.

EM 2013
No ano passado, a primeira parcela ou a cota única - com desconto de 10% no pagamento à vista - foi cobrada em abril. A novidade no ano passado foi que os carnês não entregues diretamente aos proprietários de residências e terrenos puderam ser retirados diretamente na prefeitura. A segunda via dos carnês também estava disponível pela emissão online, no site da prefeitura.

PLANTA GENÉRICA
Como o JL já mostrou, a revisão da planta genérica do município está sendo feita por uma empresa contratada pela prefeitura, a Geodados Tecnologia - o contrato, no valor de R$ 280,6 mil, foi fechado em outubro do ano passado. O estudo deve identificar os valores das propriedades, levando em consideração o valor do metro quadrado comercializado pelo mercado, o tipo de habitação e a região onde o imóvel está localizado. A última revisão da planta genérica foi feita em 1998.



20/03/2014 18:24

Vale comentar que a segunda via do IPTU 2014 da Prefeitura de Limeira está disponível no portal seuIPTU. É bem mais simples e rápido pegar lá e você pode se cadastrar para receber alertas nos vencimentos das parcelas.

Escrito por: Leonardo

Av. Agostinho Prada, 2651 | Limeira-SP | (19) 3404.5050

© 2014 Jornal de Limeira - Todos os direitos reservados.

Subir